Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

30/03/2007

30 dicas para escrever bem

01. A voz passiva deve ser evitada.

02. Anule aliterações altamente abusivas.

03. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

04. Conforme recomenda a A.G.O.P., nunca use siglas desconhecidas.

05. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

06. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

07. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

08. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

09. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

10. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

Já foram 10, tem mais 20 no risada.com 

escrito por: Professor João Pedro – Unicamp.

27/03/2007

Cidade de Deus

Assisti esse filme ontem na Globo. E não gostei. Não porque o filme é violento ou só mostra a parte feia do Rio de Janeiro como vejo em muitas críticas pela Internet. Simplesmente porque não é uma história bem contada. Pode até ser uma história boa, mas não foi bem contada.

Pra começar, filme que é inteirinho narrado não me agrada. Se é pra fazer um filme então a história tem que ser contada pelas imagens. Se precisa de um narrador contando o que está acontecendo só posso concluir que os produtores não sabiam fazer um filme. O narrador diz: "Esse é o Fulaninho, e ele é um cara violento" e em seguida aparece o tal fulaninho dando tiro num monte de gente pra mostrar que ele é violento. Tem alguma coisa sobrando aí. Se a gente tá vendo o que tá acontecendo não precisa ficar contando. Isso fica legal no programa Linha Direta (que não é cinema).

medium_cidadededeus.jpg

De repente é por causa do narrador, mas o filme é extremamente previsível. Mostra um acontecimento e depois volta pra mostrar o que aconteceu antes. Só que já deu pra adivinhar o que aconteceu. Nem precisava mostrar. Mais repetição da história. Se um moleque aparece e fala "Eu quero matar o homem que matou meu pai" quem é que não vai ver na hora que o "homem que matou meu pai" está na frente do garoto o tempo todo? Teve muita coisa semelhante o filme todo. "Revela essas fotos pra mim". Num jornal? Claro que vai acabar saindo na capa. "Ele vai me matar". Alguém duvidava que o ex-Dadinho ia adorar?

Deve ser por causa disso tudo que eu achei o filme muito chato. Não sou crítico de cinema e nem quero botar defeito no filme, mas eu esperava mais de um "quase Oscar de melhor roteiro adaptado.

O livro deve ser muito bom. 

22:55 Escrito em Cinema | Permalink | Comentários (0)

19/03/2007

Dá pra acreditar?

medium_maridocornopagaconta.jpg
Veja a imagem inteira no Verdade Absoluta

18:25 Escrito em Fatos | Permalink | Comentários (0)

18/03/2007

Pombas e Ratos

Ler esse post no blog Site da Morróida me fez relembrar de dois fatos que já me aconteceram num passado distante.

 

O primeiro quando eu era uma criancinha feliz lá no sul do país. Certa feita estava eu correndo em direção a portaria dos fundos do prédio onde morava. Corria em alta velocidade e com passadas largas como sempre costumava me movimentar nessa idade. Quase na porta do prédio, logo antes de chegar ao elevador e apertar o botão do dito cujo piso em um toco de madeira. Quase torço o pé e me espatifo no chão, mas não me abalei. Entrei no prédio e pressionei o botão solicitando o elevador. Enquanto aguardo, volto pra porta pra olhar a rua. Pra minha surpresa vejo no chão, agonizando e cuspindo litros de sangue, o maior rato que já vi na vida. Rato estúpido.

 

O segundo ocorrido foi mais recente. Estava na fila aguardando a abertura dos portões pra realizar a prova de admissão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Na parte de fora da unidade aonde se realizaria a prova, aguardava rodeado por diversos nerds anti-sociais. Ninguém falava com ninguém e a maioria lia alguma apostila. Ótimo... é assim que eu gosto :) Mas pra minha enorme vergonha uma pomba descarada me larga uma bela e polpuda porção de material fecal que me acerta em cheio bem no meio da cabeça. Como sempre tive muito cabelo vocês podem imaginar o estrago que deve ter sido. O mais engraçado foi aquele bando de nerds olhando pra mim sem falar ou expressar reação alguma e depois agindo como se nada tivesse acontecido. Pomba estúpida. Quem dera tivesse o mesmo fim do rato....

21:55 Escrito em Fatos | Permalink | Comentários (1)

17/03/2007

Jovem Nerd

Já faz um bom tempo que eu escreví que o Jovem Nerd tinha acabado.

Já faz muito tempo também que ele voltou, mas eu não falei nada.

Então estou falando agora: O Jovem Nerd voltou e o melhor de tudo é o NerdCast....

Toda sexta-feira um novo arquivo MP3 com uma conversa informal sobre algum assunto do universo nerd. Já teve até entrevista com o dublador brasileiro do Kiko (Programa do Chaves).

Se você é nerd e gosta de falar sobre filmes, livros, jogos, história, TV, tecnologia, enfim, ouça.


18:15 Escrito em Blogs | Permalink | Comentários (0)

16/03/2007

Photo Tourism

Photo Tourism é uma ferramenta que me deixou de queixo caído. É o software mais incrível desde o Google Earth.

Se você gosta de fotografia como eu também vai se encantar com esse software.

O Photo Tourism é (ou será quando for lançado) um sistema de organização de fotos 3D. Você navega pelas fotos como se estivesse no local escolhendo o que quer ver. O sistema escolhe a melhor foto pra você e a transição de uma foto pra outra parece uma transformação morph dando a impressão de que você está se movendo de uma foto para outra.

medium_phototourism.jpg

 

Complicado de entender? então baixe o vídeo nesse site e veja por si mesmo. 

Espero que esse negócio seja lançado logo....

Mas enquanto não vem, as melhores alternativas pra se ver fotos, na minha opinião, são:

- O Panoramio que funciona dentro Google Earth deixando qualquer pessoa colocar suas fotos em qualquer ponto do globo.

- O Flickr que permite que qualquer pessoa publique suas fotos, crie grupos, coloque tags nas fotos, crie comunidades. É tipo um orkut com ênfase nas fotos. 

Nenhum dos dois chega aos pés do que será o Photo Tourism, mas são muito bons também. 

19:25 Escrito em Tecnologia | Permalink | Comentários (0)

15/03/2007

Fotolog

Esse blog está muito abandonado. Então eu criei um fotolog pra poder abandonar em seguida.....

medium_fotologganbah.jpg

 

19:55 Escrito em Fotos | Permalink | Comentários (0)

13/03/2007

Projetor de vídeo R2D2

Eu quero desesperadamente um desses.... :(

medium_r2d2projetor.jpg

 

19:25 Escrito em Tecnologia | Permalink | Comentários (0)

10/03/2007

A Tempestade Paranaense

medium_tempestadexmen.gifQue mutação que nada. A Tempestade paranaense tem seus poderes de orígem mediúnica e não mutante como sua rival fictíciados X-Men.

 

Notícia na IstoÉ Online 

18:20 Escrito em Notícias | Permalink | Comentários (0)

08/03/2007

Segurança

Hoje é um dia em que é mais seguro andar pelas ruas do Rio de Janeiro. Toda a bandidagem está devidamente uniformizada e identificada, é só se manter a uma distância segura. Veja aqui como reconhecer um mal elemento enquanto ele se aproxima.

Ele se veste assim: 

 

medium_flamenguistas.jpg

11:07 Escrito em Abobrinhas | Permalink | Comentários (0)

01/03/2007

Não posso estar tão velho

Faz tempo que não posto uma piada.

Bom... faz tempo que não posto nada, ok.

Aí vai uma piada então: 

Já aconteceu de você encontrar uma pessoa que não via a muito tempo, e ao olhar para ele pensar "não posso estar assim tão velho!"? Pois então observe esta história de uma jovem senhora:

Eu estava sentada na sala de espera para a minha primeira consulta com um novo dentista, quando observei que o seu diploma estava pendurado na parede.
Estava escrito o seu nome, e de repente eu me recordei de um moreno alto, que tinha esse mesmo nome. Era da minha classe do colegial, uns 40 anos atrás, e eu me perguntava: poderia ser o mesmo rapaz por quem eu tinha me apaixonado à época?
Quando entrei na sala de atendimento, imediatamente afastei esse pensamento do meu espírito. Este homem grisalho, quase calvo, e o rosto marcado, profundamente enrugado, era demasiadamente velho pra ter sido o meu amor secreto...
Depois que ele examinou o meu dente, perguntei-lhe se ele foi do Colégio Edouard Montpetit.
- Sim, respondeu-me.
- Quando se formou? , perguntei.
- 1959. Por que esta pergunta? respondeu.
- Eh... bem... você era da minha classe, eu exclamei.
E então este velho horrível, #######, filho de uma puta, me perguntou:
- A Sra. era professora de quê?